domingo, 16 de janeiro de 2011

Unidades Militares: Paraquedista do Exército Brasileiro


PQDT 01 Capitão Roberto de Pessoa
A Brigada de Infantaria Pára-quedista do Exército Brasileiro, sediada na Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro, teve sua origem na Escola de Pára-quedistas, criada em 26/12/1945. 

No ano anterior, em 1944 o então capitão Roberto de Pessoa, concluiu o curso de Pára-quedista em Fort Benning, nos EUA, brevetando-se como o primeiro Paraquedista militar do Brasil. 

O idealismo do capitão De Pessoa permitiu a condução e a orientação na formação das primeiras turmas de militares do nosso Exército, ainda nos EUA.
 
Desta forma, concretizou-se um grande passo no processo de atualização do Exército Brasileiro, naquela época, recém-egresso dos campos de batalha da Europa.

Em 1953 a imperiosa necessidade de ampliação de seus cursos e das atividades de formação e adestramento militar, impôs a transformação da Escola de Paraquedistas em Núcleo da Divisão Aeroterrestre, estrutura, que manteve até 1969.

Com a nova organização, através da qual o EB adotava as Brigadas, foi então criada a Brigada Aeroterrestre, que mudou de denominação em 1971, para Brigada Paraquedista e, posteriormente, em 1985, para Brigada de Infantaria Pára-quedista. 

Cursos 

Curso de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar 
Estágio de Salto Livre

Curso de Mestre de Salto
Curso de Precursores Paraquedista
Estágio de Mestre de Salto Livre
Curso Básico Paraquedista
 Unidades Paraquedistas do Exército Brasileiro
 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário