quinta-feira, 3 de março de 2011

Forças de Gadafi bombardeiam cidade petrolífera da Líbia

Pilotos da Força Aérea da Líbia pró-Muammar Gadafi voltaram a bombardear a cidade de Brega, localizada a cerca de 200 km de Benghazi, cenário da rebelião antigoverno que se espalhou pelo país e ameaça o regime. Brega é uma das mais importantes zonas petrolíferas da Líbia.

Segundo testemunhas, uma das bombas teria atingido regiões próximas a um hospital. Ainda não há informações sobre feridos. "Há aproximadamente duas horas, aviões de guerra lançaram uma bomba na área entre a companhia de petróleo e a zona residencial", informou um funcionário do hospital de Brega, Fattah al-Moghrabi em entrevista a agências de notícias.

Durante os violentos combates entre os manifestantes e as forças leais ao regime, essas munidas com artilharia pesada e com auxílio da aviação, cerca de 12 pessoas morreram na última quarta-feira em Brega.

O governo americano afirmou que dois navios anfíbios de guerra chegaram na última quarta-feira ao Mar Mediterrâneo, rumo ao litoral da Líbia. Os militares pretendem intervir no país que enfrenta protestos populares há 16 dias. Os EUA mantêm o porta-aviões USS Enterprise no Mar Vermelho, entretanto não há confirmação se ele será mandado ao Mediterrâneo.

A Líbia enfrenta pressões da comunidade internacional, mas o ditador Gadafi reafirmou que não irá deixar o governo, e prometeu "enfiar os dedos nos olhos dos adversários". Apesar dos registros de violência, o chefe de Estado líbio afirma que apenas 150 pessoas morreram. Já para o porta-voz da Liga Líbia dos Direitos Humanos, Ali Zeidan, cerca de 6 mil pessoas já podem ter sido vítimas da violência que toma a nação africana.(SRZD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário