sábado, 5 de março de 2011

Satélite da Nasa não consegue entrar em órbita após lançamento

Tentativa aconteceu na manhã desta sexta-feira (4).
'Glory' vai medir a quantidade de aerossóis na atmosfera terrestre.

O satélite Glory falhou ao tentar entrar em órbita terrestre após ser lançado na base Vandenberg, da Força Aérea dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (4), no estado da Califórnia. Uma capa protetora do foguete Taurus XL, que transportava o instrumento, não se desprendeu após três minutos do início do voo (7h09 no horário de Brasília), como era esperado pelos especialistas da agência espacial norte-americana (Nasa).

Adiado de 23 de fevereiro para 4 de março, o voo do Glory falhou nesta sexta-feira pois não houve velocidade suficiente para que o satélite atingisse a órbita da Terra, segundo informações da Nasa.

O instrumento foi construído para observar a Terra e ajudar os cientistas a entender como o Sol e partículas atmosféricas pequenas conhecidas como aerossois afetam o clima no planeta. O objetivo é fornecer dados para a construção de um mapa mais detalhado sobre as causas do aquecimento global.

Com equipamentos capazes de detectar pequenas variações na energia vinda da estrela, o Glory tem o tamanho de uma geladeira comum e deve se juntar a um conjunto de satélites conhecido como "A-Train", que já trabalham na órbita terrestre com a meta de detalhar a biosfera e o clima terrestre.(G1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário