sexta-feira, 1 de abril de 2011

Europa vai proibir motor a combustão

A Europa quer acabar com carros movidos a gasolina e a diesel em 2050. A Comissão Europeia propôs o fim deste tipo de veículo em um plano denominado de transporte verde. Para o comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas nós podemos acabar com a dependência do petróleo sem sacrificar a eficiência e a mobilidade.

Em Bruxelas o objetivo é reduzir em 40% as emissões de gases nos próximos quatro anos no setor de transportes, incluindo a aviação. Para isto uma das propostas e fazer com que metade do transporte de meia distância seja feita por ferrovia ou outro tipo de transporte que não seja o rodoviário.

Se este objetivo for alcançado, Bruxelas terá uma redução total de 60% das emissões em comparação com 1990. A organização ambientalista Greenpeace enfatizou que, apesar da proposta de redução de emissões, a Comunidade Europeia não propõe nenhuma estratégia coerente para alcançar este objetivo e adia a necessidade de ações há décadas.

A CE quer triplicar o tamanho do transporte de alta velocidade até 2030, mas para isto deverá haver um investimento de 1,5 bilhão de euros nos próximos 40 anos. Quanto à substituição de combustíveis tradicionais por alternativas de transporte - uma redução de 50% em 2030 e o total em 2050 - e para promover o uso do carro elétrico, Siim Kallas explicou que dependem de benefícios fiscais, mas não deu detalhes.(João Leite/Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário