Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o Volt, em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. Por outras palavras, a tensão elétrica é a "força" responsável pela movimentação de elétrons. O potencial elétrico mede a força que uma carga elétrica experimenta no seio de um campo elétrico, expressa pela lei de Coulomb, portanto a tensão é a tendência que uma carga tem de ir de um ponto para o outro. Normalmente toma-se um ponto que se considera de tensão zero e mede-se a tensão do resto dos pontos relativos a este.
A tensão elétrica entre dois pontos, ou seja [(+) e (-)] é definida matematicamente como a integral de linhacampo elétrico: do
Para facilitar o entendimento da tensão elétrica pode-se fazer um paralelo desta com a pressão hidráulica. Quanto maior a diferença de pressão hidráulica entre dois pontos, maior será o fluxo, caso haja comunicação entre estes dois pontos. O fluxo (que em eletrodinâmica seria a corrente elétrica) será assim uma função da pressão hidráulica (tensão elétrica) e da oposição à passagem do fluido (resistência elétrica). Este é o fundamento da lei de Ohm, para a corrente contínua:
- R = Resistência (Ohms)
- I = Intensidade da corrente (Ampères)
- U = Diferença de potencial ou tensão (Volts)
- Z = Impedância (Ohms)
Pelo método fasorial, em corrente alternada, todas as variáveis da equação são complexas. A impedância representa, além da resistência a passagem de corrente elétrica, também o deslocamento angular na forma de onda produzido pelo equipamento (capacitores e bobinas ou indutores).
Resumindo: "tensão é a diferença de potencial elétrico, entre dois pontos, que gera uma força capaz de movimentar os elétrons entre esses pontos, e o seu valor em Volts, é o resultado da multiplicação entre o valor da resistência em Ohms e o valor da corrente em Ampéres".
![]() |
Símbolo internacional de segurança: "Atenção, risco de choque elétrico" (ISO 3864). |
Tensão ou voltagem ?
Assim como falar bitagem, amperagem, metragem ou kilogramagem, voltagem está tecnicamente incorrecto, embora tanto no Brasil quanto em Portugal tais palavras de uso coloquial estejam incorporadas aos Dicionários. A maioria dos engenheiros eletricistas repudiam o uso do termo voltagem por ser uma tradução direta do inglês (Voltage), o que é incorreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário