quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Campus Party: para especialista, Apple é vilã da internet

Para Sergio Amadeu, a Apple quer criar uma internet dentro da própria internet

Desde sua criação, a liberdade da internet gera polêmicas, especialmente em um contexto em que grandes empresas monopolizam, comandam o público e ditam suas próprias regras. Para o especialista Sérgio Amadeu da Silveira, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) disse nesta quarta-feira na Campus Party que a Apple quer criar uma internet dentro da própria internet, e por isso se tornando vilã.

Para ele, as regulações próprias criadas pela empresa para o acesso à rede por meio de seus produtos ferem os princípios de comunicabilidade, universalidade e neutralidade da internet. 

A empresa de Steve Jobs, segundo Amadeu, ainda impede o desenvolvimento da tecnologia na medida em que cria uma espécie de "feudalismo digital" dentro da internet. "Eu não posso gerar inovações tecnológicas se uma empresa monopoliza o modo de usar a rede. Isso impede a criatividade, já que pacotes criados por desenvolvedores anônimos, como os campuseiros, precisam ser aprovados pelas regras da Apple", concluiu. 

Campus Party Brasil 2011

Nascida na Europa, em 1997, a Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e cultura digital do mundo que, em 2011, chega a sua quarta edição brasileira. Além do Brasil, são tradicionais os encontros realizados na Espanha, na Colômbia e no México. A Campus Party Brasil acontece de 17 a 23 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Para este ano, são esperados mais de 6,8 mil participantes - ou campuseiros - sendo que dentre esses, mais de 4,5 mil ficam acampados no local. Além de atividades como oficinas e exposições a Campus Party Brasil 2011 terão inúmeras palestras. Entre os confirmados, estão o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, Tim Berners-Lee, pai da "WWW", e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, e muitos outros.(Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário