segunda-feira, 14 de março de 2011

Índia testa novo míssil balístico


Sexta-feira foi um sucesso para a Índia, uma vez que testou com sucesso o novo  míssil balístico nuclear Dhanush a partir de um navio da Marinha ao largo da costa de Orissa.

O lançamento do míssil foi parte de exercícios da Marinha. O Dhanush é uma variante naval da superfície-superfície Prithivi II, que também foi desenvolvido pela Índia e tem um alcance de 350 km. O novo míssil balístico capaz de transportar uma carga útil de até 500 kg e pode transportar ogivas nucleares e convencionais. A maior vantagem deste míssil é o fato de que ele pode adaptar-se a ambas as margens e metas baseadas no mar, ou seja, ele pode atingir tanto o mar quanto os alvos em terra. O desenvolvimento de mísseis balísticos constitui uma parte importante do programa de defesa da Índia. 

Embora o míssil tenha falhado em seu primeiro teste na fase de desenvolvimento em 11 de abril de 2000, devido a alguns problemas técnicos no exame do estágio-off, os ensaios subseqüentes foram bem sucedidos. O Dhanush foi testado com sucesso no dia 27 de março de 2010, a partir do navio INS Subhadra na Baía de Bengala, ao largo da costa de Orissa.(http://indiandefence.com / http://globalsecurity.org / FOTO: AP / Blog do Poder Naval)

Nenhum comentário:

Postar um comentário