segunda-feira, 14 de março de 2011

Pela 1ª vez, sonda da Nasa vai orbitar Mercúrio durante um ano


Considerado um dos planetas mais estranhos e complexos do Sistema Solar pelas suas características peculiares, Mercúrio receberá uma sonda da Nasa que vai orbitá-lo pela primeira vez durante um longo período de tempo. A missão, que será realizada pela Messenger, está prevista para o próximo dia 17. 

Houve outras quatro missões para Mercúrio, mas esta é um acontecimento para os cientistas, porque a Messenger pretende entrar na órbita do planeta e lá ficar por pelo menos um ano.

Mercúrio é particular por sua temperatura ir de extremos de frio e de calor. Um dia no planeta equivale a 176 dias da Terra e, apesar de estar perto do Sol, acredita-se que pode armazenar toneladas de gelo em suas crateras escuras já que os seus polos não recebem luz solar. 

O design da Messenger também é um capítulo à parte. Partes dela devem derreter quando a sonda estiver passando pelo lado ensolarado de Mercúrio, extremamente quente. A medida está prevista pelos idealizadores do projeto e será adotada para proteger os equipamentos mais sensíveis da nave sem que coloque em risco seu funcionamento. Depois, o que foi derretido deve ser recongelado ao entrar na zona fria do planeta. 

Embora seja um pouco maior do que a Lua, mas a uma distância maior, Mercúrio não é exatamente fácil de ser observado por telescópio. Mas, noticia a Nasa (agência espacial americana), ele será visualizado com mais clareza a partir deste domingo.(Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário