quarta-feira, 4 de maio de 2011

Galáxia em forma de 'S' é fotografada por telescópio no Chile

'Gancho de Carne' está a 50 milhões de anos-luz de distância da Terra.
Equipamento óptico que fez a imagem pertence a observatório europeu.

Galáxia 'Gancho de Carne', com formato de 'S', distante 50 milhões de anos-luz da Terra. (Foto: ESO)

 Uma imagem divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) mostra uma galáxia chamada Meathook (do inglês para "gancho de carne", em tradução livre), distante 50 milhões de anos-luz da Terra, e com o formato da letra "S".

A foto foi feita a partir de observações com um telescópio do ESO de 2,2 metros chamado MPG, localizado em La Silla, no Chile. O país andino possui instalações do observatório europeu por ser um local com boas condições atmosféricas para os trabalhos de astrônomos.

Segundo o ESO, uma possível explicação para o formato curioso da galáxia - localizada na direção da constelação do Peixe Voador, presente nos céus no hemisfério sul terrestre - seria a interação com outra galáxia durante algum momento do passado. Até agora, esta hipótese ainda não foi provada.

O braço maior (na parte inferior da foto) do "S" se estende muito além do núcleo da galáxia e é repleto de estrelas novas. Já a parte de cima abriga os resquícios de uma supernova - explosão que encerra a vida de estrelas muito grandes, mais "pesadas" que o Sol.

O telescópio espacial Hubble, das agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA, na sigla em inglês), já havia feito imagens do local, com detalhes de um dos "ganchos" da galáxia em 2006.

Detalhes de um dos braços, em foto produzida pelo Telescópio Espacial Hubble. (Foto: ESO)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário