O SEPECAT Jaguar é um avião de ataque franco-inglês.
Foi resultado de um projeto conjunto das firmas BAC (hoje BAE) inglesa e Breguet France (hoje Dassault) francesa. Originalmente concebido como um avião de treinamento táctico, transformou-se em um caça-bombardeiro. O primeiro exemplar voou no dia 8 de setembro de 1968. Quatro versões foram construídas: o Jaguar S monoplace e o Jaguar B biplace para a RAF, o Jaguar A monolugar e o Jaguar B bilugar para a Força Aérea Francesa. Foi ainda construído um protótipo para a versão embarcada Jaguar M, que não teve continuidade. Omã , Índia , Equador e Nigéria adquiriram esse avião. A Índia é o maior operador, operando o Jaguar IM com radar Agave no nariz tanto em missões antinavio como em ataques clássicos. Os aviões Jaguar ingleses e franceses tiveram sua hora de glória durante a Guerra do Golfo, quando foram intensamente utilizados nas batalhas. O Jaguar francês é especializado no lançamento de mísseis AS30L guiados a Laser.
Nesta foto voa em formação com um Su-30 de fabricação Russa |
Ficha Técnica
Dimensões
- Comprimento: 16,83 m
- Envergadura: 8,65 m
- Área alar: 24,18 m²
- Altura: 4,83 m
Pesos
- Vazio operacional: 7 000kg
- Máximo de Decolagem: 15 700 kg
Desempenho
- Velocidade Máxima: 1.699 Km/h
- Teto Operacional: 14.000 m
- Raio de Ação: 3.524 km
Motores
- Quantidade e Tipo: 2 turbinas
- Marca: Rolls Royce/Turbomeca Adour
- Modelo: Mk 102
(Fonte:Wikepedia)
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