quinta-feira, 19 de maio de 2011

Supercomputador pessoal é lançado no Brasil

A máquina, chamada HPC Box, é 100 vezes mais potente que um PC comum e pouco maior

 

Já pensou ter um computador com 100 vezes mais poder de processamento que um computador convencional? ´O HPC Box vem equipado com processadores Tesla C2050 e C2070, da companhia NVIDIA. Esta tecnologia era até então limitada aos computadores de grande porte, mas a nova máquina possui um tamanho não muito maior que o computador que temos em casa: 70 centímetros de altura, 30 cm de largura e 70 cm de profundidade.


Cada unidade de processamento (GPU) tem capacidade de gerar 1 teraflop, o equivalente a 1 trilhão de cálculos por segundo. Podendo conter até quatro GPU’s, o HPC Box processa até quatro trilhões de cálculos por segundo. Algumas áreas de pesquisa necessitam desses computadores de alto desempenho para gerarem seus milhões de dados, como a de meteorologia, geologia – para perfil de uso do solo –, genética, entre outras. 

A máquina é feita sob encomenda e tem preço estimado entre R$ 35 mil e 65 mil, dependendo da configuração desejada. O preço é alto comparado a um PC comum, mas o diretor de tecnologia da SMB-Sunset, Edouard Kutchukian afirma que, “por contribuir com o desenvolvimento de projetos científicos, o pesquisador pode adquirir o equipamento utilizando recursos de sua bolsa de pesquisa.”.  A meta da SMB-Sunset é negociar pelo menos 50 deles ainda neste ano e outras 100 máquinas em 2012. (Revista Galileu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário